Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde: Redução de custos no descarte correto de resíduos de saúde

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Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.
Carga HoráriaPeríodoInstrutor(a)
08 horas 9h30 às 17h30
Áreas
Localização
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

Objetivos

  • Capacitar os participantes que atuam ou desejam atuar com a gestão de resíduos de serviços de saúde de hospitais, clinicas e etc.
  • Fornecer conhecimentos e apresentar a Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde, como ferramenta estratégica na redução de custos das instituições, auxiliar no combate a Infecções Hospitalares, proteção jurídica no descarte, entre outros.
  • Conhecer e discutir tópicos referentes a responsabilidades da Lei Federal 12.305 de 02 de Agosto de 2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, discutindo responsabilidades e ações desta lei e demais legislação pertinente ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

Benefícios para as Instituições/Empresa

  • A gestão de custos se tornou uma ferramenta estratégica para a sobrevivência de muitas instituições e empresas. É preciso administrá-los de modo a reforçar o posicionamento estratégico e fazer isso junto com funcionários, fornecedores e clientes.
  • Formar profissionais na empresa/instituição para que os mesmos possam analisar o processo de implantação de um programa de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde.
  • Atuar em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e consequente redução nos custos.

Benefícios para o Participante

  • Aperfeiçoar os conhecimentos, atualizar os procedimentos, analisar as necessidades de procedimentos para implantação de programas Gestão de Resíduos de Serviços de saúde objetivando a redução de custos e mecanismos proteção evitando transtornos junto às autoridades ambientais.
  • Conhecer e discutir cases de Gestão de Resíduos Sólidos.

Público Alvo

Profissionais das áreas financeiras de empresas e instituições, que estejam envolvidos no planejamento e gestão de custos, escritórios de advocacia, entidades e organizações públicas e privadas, gestores hospitalares, engenheiros, arquitetos, enfermeiros graduados e graduandos em áreas ambientais e afins.

Programa

O caos ambiental da Terra

A obsessão pelo crescimento infinito e ininterrupto

Históricos sobre conceitos de resíduos

Definição e conceito de resíduos sólidos

O que é gestão de resíduos

Responsabilidades sobre a gestão de resíduos

Os perigos do descarte irresponsável dos resíduos sólidos

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos – Lei Federal nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010

Os princípios jurídicos
Da Prevenção / Precaução
Do Poluidor / Pagador
Do Protetor / Recebedor

Conceitos básicos de biossegurança

ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária

Classificação dos Resíduos por grupos de Riscos
GRUPO A: Resíduos potencialmente infectantes
GRUPO B: Resíduos químicos
GRUPO C: Rejeitos radioativos
GRUPO D: Resíduos comuns
GRUPO E: Materiais perfurocortantes

Como Elaborar e Implantar um PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – Passo a passo

As responsabilidades pelo descarte dos resíduos na ótica da legislação

A inversão do processo de custos: Do desperdício ao lucro

Os cuidados com a escolha de um fornecedor para coleta de resíduos

Considerações gerais


Realização





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EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; depósito bancário; boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede).

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados para Depósito

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 72 horas antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 72 horas úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.