Gestão de Projetos Avançado, com base nas práticas do PMI

TEMA SEM DATA PREVISTA PARA REALIZAÇÃO.
GOSTARIA DE SER AVISADO(A) ASSIM QUE ESTIVER AGENDADO? SOLICITE NO BOTÃO AVISE-ME


OU SOLICITE O TEMA PARA A SUA EMPRESA

Todas as informações sobre o tema encontram-se abaixo.
Programa sujeito a alterações.
Carga HoráriaPeríodoInstrutor(a)
16 horas 9h30 às 17h30
Áreas
/
Localização
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

Conceitos básicos de gerenciamento de projetos, com aplicação prática e uso de ferramentas de mercado

Introdução

As empresas e suas operações estão cada vez mais projetizadas, ou seja, não funcionam mais só sob a ótica departamental e funcional, passando a operar por projetos, de forma que os resultados possam ser apurados por empreendimentos ou projetos. Isso não mais se aplica somente as empresas de TI e engenharia, se aplicam também a empresas de moda, eventos, turismo, e todas as outras em que os projetos de mudança e melhoria, são necessários a sua manutenção no mercado. Conhecer as práticas de gerenciamento de projetos, fazem parte do conjunto de conhecimentos de um profissional de alta performance.

Benefícios para a Empresa

Proporcionar aos colaboradores, conhecimentos e acesso as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, que os permitirão elaborar um planejamento mais assertivo de seus projetos, assim como permitir o acompanhamento desses projetos, com maior índice de sucesso na sua conclusão, com base nas práticas do PMI (Project Management Institute).

Benefícios para o Participante

Conhecer ferramentas e técnicas de mercado e suas aplicações nos projetos em uma empresa, que garanta seus resultados usando as práticas de gerenciamento de projetos propostos pelo PMI e conhecer os benefícios e caminhos para certificação PMP (Project Management Professional).

Público-Alvo

Profissionais das mais diversas áreas de atuação, que busquem conhecer as práticas de gerenciamento de projetos e como aplica-las. Se capacitando com práticas reconhecidas internacionalmente e cada vez mais cobradas nas empresas no Brasil e no mundo.

Programa

  • Introdução ao Gerenciamento de Projetos e onde se aplicam;
  • O PMI (Project Management Institute), e sua principal certificação de mercado PMP (Project Management Professional);
  • Os benefícios de gerenciarmos projetos nos empreendimentos, quais as principais instituições onde que usam essas práticas e outras onde há demanda e espaço para aplica-las;
  • Portfólio de Projetos, Programa de Projetos e Escritório de Projetos (PMO – Project Management Office);
  •  Apresentação do PMBoK (Project Management Body of Knowledge) em sua 5° versão, com o corpo de conhecimento atual e melhoras práticas do PMI.
  • As áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos, suas aplicações, principais documentos e ferramentas:

– Gerenciamento da Integração – responsável por estruturar todo o projeto de modo a garantir que todas as necessidades dos envolvidos sejam atendidas. Tem como documentos principais:

• Termo de abertura do projeto – busca consolidar o objetivo e premissas básicas do projeto, assim como obter a sua aprovação;

• Plano de Projeto – busca consolidar e orientar o planejamento do projeto;

• Plano de Gerenciamento de Mudanças – orienta o processo de gerenciamento de mudanças para que essas sigam um rito planejado.

– Gerenciamento do Escopo – responsável pela definição e do planejamento das entregas do projeto. Tem como principais documentos:
• Plano de Gerenciamento de Escopo – regras para condução do planejamento, e execução das entregas do projeto;

• EAP / WBS – Estrutura Analítica do Projeto / Work Breakdown Structure – descreve graficamente as entregas do projeto e orienta ao outras áreas de planejamento. Esse documento é apresentado no curso, de forma prática com o uso de uma ferramenta de mercado;

– Gerenciamento do Tempo – responsável por planejar e garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo previsto. Tem como principal documento e ferramenta:
• Cronograma – ferramenta de planejamento que é usada como base para o planejamento das atividades e orienta o planejamento das alocações dos recursos humanos e materiais, assim como seus custos. Essa ferramenta é apresentada no curso de forma prática, usando ferramentas de mercado.

– Gerenciamento dos Custos – responsável pelo planejamento e controle dos custos do projeto. Tem como seu principal documento a planilha de custos;

– Gerenciamento de RH – responsável por elaborar um plano de gestão da equipe do projeto, mobilizá-la e capacitá-la, assim como acompanha-la durante o projeto. Tem como seus principais documentos o organograma, e matriz de responsabilidade (Matriz RACI);

– Gerenciamento dos Riscos – uma das características do um projeto, é ser único. Se é único, é incerto. O gerenciamentos dos riscos, visa diminuir o grau de incerteza nos projetos, através do planejamento da identificação, qualificação, quantificação, respostas aos riscos, e seu acompanhamento durante o projeto. Seu principal documento, é a planilha de riscos;

–  Gerenciamento das Comunicações – visa garantir que todas as partes interessadas no projetos (Steakholder’s), recebam as informações pertinentes do projeto, a tempo e hora e de forma oportuna, personalizada e adequada. Garante a padronização e execução de outros documentos do projeto, como atas de reunião, status report, lições aprendidas, solicitações de mudança, etc…

– Gerenciamento da Qualidade – responsável por definir os padrões de qualidade e controla-los durante o projeto;

– Gerenciamento das Aquisições – responsável por definir como serão feitas as aquisições durante o projeto;

– Gerenciamento das Expectativas das Partes Interessadas – responsável por garantir o alinhamento das entregas do projeto, com as expectativas das partes interessadas. Essa é uma nova área de conhecimento que esta presente no PMBoK a partir de sua 5° versão.

  • Aplicação das ferramentas de mercado na prática de gerenciamento de projetos.
    No curso faremos exercícios em sala, com o uso de ferramentas de mercado específicas para gerenciamento de projetos, como WBS e Cronograma, e outras ferramentas de apoio. Mostrando como aplicar esse conhecimentos de gestão em seus projetos;
  • Estudos de caso com situações reais em projetos.


Realização





Gostaria de ser avisado(a) quando o tema estiver agendado


* Itens com preenchimento obrigatório

Indique esse tema para um amigo e receba nossas próximas atividades em seu e-mail

Insira seu nome e e-mail


Insira o nome e e-mail de quem receberá sua indicação



* Itens com preenchimento obrigatório






Evento


* Itens com preenchimento obrigatório

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; depósito bancário; boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede).

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados para Depósito

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 72 horas antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 72 horas úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

O participante também concorda em receber informações de nossas atividades – fóruns, seminários, palestras e cursos – por meio do endereço eletrônico fornecido ou telefone celular.