Ciclo de Empreendedorismo

Data AssociadosFOAIntegral
16, 18, 23, 25, 30 de outubro e 08 de novembro R$ 1.000,00 * R$ 1.100,00 ** R$ 1.200,00
* Associados do IBEF.
** FOA - Funcionários de Organizações Associadas.

O investimento inclui: Certificado, material didático, intervalo com kit lanche individual e disponibilidade das salas do Instituto para encontro durante todo o período do curso e em horário comercial.
Carga HoráriaPeríodoInstrutor(a)
24 horas 18h00 às 22h00
Áreas
/
Localização
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

 

O Ciclo de Empreendedorismo tem como objetivo fomentar e dar suporte aos novos negócios e iniciativas na cidade do Rio de Janeiro. O IBEF, como Instituto, acredita no potencial da nossa cidade e também no capital humano carioca e percebe uma grande carência de conhecimento aliado a prática de empreender.

Em uma tentativa de reverter este cenário, resolvemos desenvolver um ambiente no qual novos e antigos empreendedores possam compartilhar suas experiências e adquirir informação e know-how durante e após o ciclo.

Estamos abertos para novas ideias e empresas. Nossa infraestrutura e tradição de 47 anos em propiciar networking podem ajudar na expansão e no desenvolvimento de novos negócios.

De acordo com a Revista Exame foi realizada uma pesquisa com centenas de startups que fecharam as portas. Segundo o Instituto CB Insights, responsável pela pesquisa, a principal causa de fracasso com 42% dos votos foi a “Falta de necessidade do Mercado”. A falha número um foi de criar soluções para problemas que não existem ou que o cliente não identifica valor suficiente para as soluções oferecidas.

Existe uma grande probabilidade de o Plano de Negócios dessas empresas não terem sido feito de maneira adequada.

Venha conferir conosco em nosso Ciclo de Empreendedorismo as outras causas de fechamento das startups e como elaborar um Plano de Negócios consistente.

Sejam bem-vindos!

OBJETIVOS

Fornecer elementos ao empreendedor para melhor enfrentar os desafios no ambiente de negócios atual de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade onde mais prudente que projetar cenários de longo prazo é ter agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente.

PÚBLICO-ALVO

Pequenos e médios empresários, empreendedores, intra-empreendedores, investidores e profissionais que tenham interesse e/ ou curiosidade sobre Empreendedorismo.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Aumento da habilidade e capacidade em analisar um negócio sob a ótica empresarial, possibilitando capturar os fatores críticos que levam a uma empresa a ter sucesso.

BENEFÍCIO PARA A ORGANIZAÇÃO

Inserir os temas Inovação & Empreendedorismo no dia-a-dia dos associados, buscando contribuir para que suas organizações tenham força estratégica e estejam sempre atentas e conectadas com novas ideias.

METODOLOGIA

Exposição teórica, oficinas de trabalho, debates, reflexões em grupo, estudos de caso, leitura e compreensão de temas e dinâmicas de grupo.

PROGRAMA

Módulo I – A arte de empreender

Introdução

  • Visão geral do curso e entregáveis;
  • Expectativas da turma.

Mundo Startup

  • Pesquisa Exame – Razões que levam as empresas ao fracasso;
  • Start Up Enxuta;
  • Cubo Itaú, InovaBra, Endevour;

Roteiro do Plano de Negócios

  • Empreender no mundo 4.0;
  • O que um Plano de Negócios deve conter;
    • Sumário executivo;
    • Qual a oportunidade?
    • Qual o problema que a empresa endereça e qual a solução oferecida?
    • Seus diferenciais;
  • Modelo de Negócio;
    • Planejamento Estratégico;
    • Planejamento de Marketing;
    • Plano Operacional;
    • Planejamento Financeiro;
    • Riscos e Critérios de Saída.
  • O que um investidor tem interesse em ver no BP;
  • Orientações de Pitch para investidores.

Oficina do Módulo I

  • Distribuição de temas para trabalho em grupo;
  • Apresentação individual dos Planos de Negócios.

Módulo II – Planejamento Estratégico

  • Formulação da Estratégia
    • Propósito da Empresa (Missão, Valores e Visão);
    • Análise do ambiente (SWOT);
    • Análise competitiva (Porter);
    • Modelo de negócios (Business Model CANVAS);
    • Mapeamento de macroprocessos e competências críticas.
  • Execução da Estratégia
    • Tradução da Estratégia (mapa estratégico, indicadores e metas, iniciativas estratégicas e orçamento estratégico);
    • Alinhamento da organização à estratégia;
    • Definição da governança da estratégia;
    • Como acompanhar a execução da estratégia.
  • Oficina do Módulo II

Módulo III – Planejamento de Marketing

  • Os 4Ps do Marketing:
    • Produto;
    • Preço;
    • Praça;
    • Promoção;
    • Pesquisa de Marketing e os 4Ps;
  • Gerenciamento de Canal:
    • Definição;
    • Funções e Tipos;
    • Objetivos;
  • Marketing Digital:
    • Como fazer Marketing Digital?;
    • Ferramentas do Marketing Digital;
  • Branding:
    • Como gerenciar a sua Marca?
  • Marketing de Relacionamento:
    • O que é Marketing de Relacionamento?;
    • Como implementar;
    • Importância;
  • Estratégias de Vendas e Negociação:
    • Reflexões;
    • Exemplos;
  • Oficina do Módulo III

Módulo IV – Planejamento Financeiro

  • Visão financeira da empresa
    • A empresa do ponto de vista financeiro;
    • Balanço Patrimonial;
    • Receita, Despesa, Custo e Lucro;
    • Demonstração de Resultados;
    • Fluxo de Caixa;
    • Ponto de Equilíbrio da empresa.
  • Decisões de Investimento
    • Considerações sobre risco x retorno nas análises de investimentos;
    • A importância da definição do Custo de Oportunidade;
    • Critérios de seleção de projetos de investimentos;
    • Elaboração de projeções, fluxos de caixa e orçamento.
  • Decisões de Financiamento
    • Financiamento de capital de giro;
    • Fontes de financiamento;
    • Estrutura de capital.
  • Decisões de Distribuição de Dividendos
    • Separando a pessoa física da jurídica;
    • Remuneração do capital investido x pró-labore;
    • Valor econômico agregado (EVA).
  • Oficina do Módulo IV

Módulo V – Plano Operacional

  • Elementos Básicos
    • Localização e Instalações;
    • Produção e Controle de Qualidade;
    • Gerenciamento de Estoques;
    • Suprimento e Distribuição;
    • Equipamentos e Sistemas;
    • Dimensionamento da Equipe;
    • Saúde e Segurança no trabalho;
    • Controles.
  • Gestão (portão para dentro)
    • Matriz de atividades;
    • Descrição de cargos e perfis;
    • Matriz organizacional;
    • Atribuição aos responsáveis por qualificação e competência;
    • Lay-Out dos Equipamentos e Mobiliário;
    • Procedimentos Operacionais;
    • Gestão de Pessoas;
    • Manutenção de Equipamentos;
    • Comunicação (empresa-colaborador, colaborador-empresa).
  • Gestão (portão para fora)
    • Consciência da importância da Experiência de Consumo;
    • Atendimento ao cliente;
    • Gestão de terceiros.
  • Oficina do Módulo V

Módulo VI – PITCH para Investidores

  • Apresentação sumária de 15 minutos para banca de orientadores e investidores;
  • Feedback do Pitch pela banca;
  • Feedback do Sumário Executivo pelos orientadores;
  • Fechamento.


Realização


Dados do Participante



Evento

Tipo de Inscrição
Associados do IBEF
Funcionários de Organizações Associadas
Integral
Forma de Pagamento
PagSeguro Pag Seguro
Direto com IBEF

Observações

* Itens com preenchimento obrigatório

Indique esse tema para um amigo e receba nossas próximas atividades em seu e-mail

Insira seu nome e e-mail


Insira o nome e e-mail de quem receberá sua indicação



* Itens com preenchimento obrigatório






Evento


* Itens com preenchimento obrigatório

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; depósito bancário; boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede).

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados para Depósito

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 72 horas antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 72 horas úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades e sem limite de tempo ou número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.