Project Finance e PPP’s (Parceria Público Privadas)

Data AssociadosFOAIntegral
8 de junho R$ 390,00 R$ 415,00 ** R$ 440,00
* Associados do IBEF.
** FOA - Funcionários de Organizações Associadas.

O investimento inclui: Certificado, material didático e intervalo para café.
Carga HoráriaPeríodoInstrutor(a)
08 horas 09h00 às 18h00
Áreas
/
Localização
IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156, Conj. 402/4º andar – Ala C, Centro-RJ - (Fácil acesso com localização privilegiada sobre a Estação Carioca do Metrô, em frente ao VLT, a 100 m do Estacionamento Ed. Garagem - Menezes Cortes - e a 5 min. do aeroporto Santos Dumont).

OBJETIVO

Capacitar os participantes quanto ao conceito e à aplicação do tema: Operações Estruturadas, envolvendo Project Finance, seus mecanismos e instrumentos, do ponto de vista do gerenciamento de risco e terminando por apresentar diversos estudos de caso.

PÚBLICO-ALVO

Executivos, Gerentes, Advogados e Analistas de Negócios.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Conhecimento profundo sobre operações estruturadas e financiamento de projetos. Capacidade de obter financiamento de diversas fontes diferentes.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A EMPRESA

Possuir profissionais capazes de estruturar toda a operação financeira de projetos.

METODOLOGIA

Aula expositiva com os principais conceitos e definições. Exemplos através de estudos de caso.

PROGRAMA

Módulo I

  • Definições. Operações estruturadas. Projeto Convencional (garantias) e Project Finance
    (recebíveis);
  • Compartilhamento de Riscos;
  • Componentes do Project Finance;
  • Participantes de um Project Finance;
  • Os agentes de estruturação financeira e líderes de emissões;
  • Os investidores privados (Bancos comerciais, de Investimento);
  • Os Agentes e Trustees;
  • Os Instrumentos de um Project Finance.

Módulo II

  • Definições de Risco: Risco-País; Riscos do Projeto; Riscos e Contratos;
  • Classificação de riscos;
  • Taxa de Juros e Risco – País;
  • Estrutura e monitoramento de riscos;
  • Fase de construção e Fase de Operação.

Módulo III

  • Aspectos Legais e Documentação;
  • Visão geral da documentação básica;
  • Contratos referentes ao projeto;
  • Acordo de Conforto;
  • Acordos Financeiros;
  • Acordos de empréstimos;
  • Documentação de garantias e covenants;
    Opiniões legais.

Módulo IV

  • Estruturação e Funding
  • Consórcio de agentes – Líder;
  • Instrumentos de Longo Prazo;
  • Títulos – Estrutura;
  • Debêntures;
  • Emissão de Ações; ADR’S;
  • Custo de Captação;
  • Fundos de Investimento e Investidores Institucionais;
  • Contas centralizadoras e pagadoras;
  • Colchão de Liquidez.

Módulo V

  • Monitoração de Operações Estruturadas
  • Eventos contratuais – Certificadores;
  • Solução de Conflitos;
  • Estruturador – Financial Advisor.

Módulo VI

  • Viabilidade Econômico-Financeira do Projeto
  • Risco comercial e mitigações;
  • Alavancagem;
  • A PPP;
  • Operações híbridas.

Módulo VII

  • Estudo de casos
  • Projetos de Energia: Ita, MAESA e Canabrava;
  • Projetos de Telecomunicações;
  • Projetos de Logística: estradas;
  • PROJETO MARLIM;
  • Outros Exemplos.
Apoio
Realização

Dados do Participante



Evento

Tipo de Inscrição
Associados do IBEF
Funcionários de Organizações Associadas
Integral

* Itens com preenchimento obrigatório

Insira seu nome e e-mail:


Insira o nome e e-mail de quem receberá sua indicação:



* Itens com preenchimento obrigatório

Dados Pessoais






Nome do Curso:


* Itens com preenchimento obrigatório
EDUCAÇÃO EMPRESARIAL
IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

• Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:
Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.
Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; depósito bancário; boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro.
O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados para Depósito
Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 - Agência: 8548 - C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 - Agência: 3518-1 - C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 - Agência: 3122-4 - C/C 082339-2

Observações
É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.
Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

• Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 72 horas antes da realização do evento.
Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

• Cancelamento

Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.
Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida.
Exemplo:
Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 72 horas úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

• Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa - desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br