Operações Estruturadas e Project Finance em Energia (On-line)

26, 27 e 28 de março - 09h30 às 12h00
Carga Horária: 07h e 30min - Núcleo: /

VEJA DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ PARTICIPOU:

As recentes evoluções do Setor Elétrico Mundial e brasileiro, em particular, como gerações renováveis e a sua descentralização têm modificado a demanda e a gestão de risco pelos consumidores. Mudanças na matriz energética sempre trazem incertezas, busca por hedges e novas engenharias financeiras para fontes, locais ou internacionais, equilibradas com o risco aceitável. Entender onde e como encontrar o funding para participar desse novo e competitivo mercado é fundamental.

OBJETIVOS

Permitir aos participantes conhecer a lógica financeira e jurídica (local e internacional), não quantitativa, dos instrumentos de engenharia ou desenho de operações de apoio financeiro a projetos da área de Energia, bem como os players e as ferramentas disponíveis nos mercados de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.

PÚBLICO-ALVO

Este curso é desenhado para executivos e técnicos das empresas públicas ou privadas participantes das estruturas de obtenção ou de concessão de fontes para os Projetos de Energia. Entretanto, por seu caráter abrangente, também atende aos profissionais de empresas de investimento e prestadores de serviços ao setor. Também pode ser útil a quem busca informação, atualização ou aprofundamento.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA O PARTICIPANTE

Além de trabalhar os conceitos gerais, poder entender todo o complexo de relações jurídico-financeiras envolvido na montagem de operações de apoio financeiro ao setor Energia. Permite discutir com os demais participantes a divisão de riscos, de mitigação e de medição dos eventos mais comuns para sua modelagem, aproveitando também a auditores e fiscais. O formato de apresentação, com interação entre os presentes, tem-se provado eficiente para o melhor aproveitamento para os participantes.

BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Qualificar os executivos e profissionais das diversas áreas da organização para torná-los aptos a tomarem decisões sobre assuntos financeiros estratégicos no setor de energia, entendendo a razão das diferentes partes envolvidas, ou dar suporte às áreas envolvidas em concessão ou captação de recursos para o desenvolvimento de projetos, especialmente para compreenderem a complexidade do tema e sua governança.

METODOLOGIA

Aula expositiva com os principais conceitos e definições. Exemplos através de estudos de caso.

PROGRAMA

Módulo I – Operações Estruturadas e Project Finance

  • Histórico e Tendências do Project Finance para a área de Energia no Brasil e no Mundo;
  • Definições: Operações estruturadas, Projeto Convencional e Project Finance;
  • Compartilhamento de Riscos;
  • Componentes e participantes de um Project Finance;
  • Os agentes de estruturação financeira e líderes de emissões de títulos de captação;
  • Os investidores privados;
  • Os Agentes e Trustes;
  • Os Instrumentos de um Project Finance;
  • Definições de Risco e classificação de riscos;
  • Estrutura e monitoramento de riscos;
  • Fase de construção e Fase de Operação;
  • Apresentação de Projeto Aplicativo.

Módulo II – Project Finance: Contratos, Aspectos Jurídico e Regulação

  • Visão geral da documentação básica;
  • Contratos referentes ao projeto;
  • Acordo de conforto, financeiros e de empréstimos;
  • Documentação de garantias, covenants e seguros;
  • Garantias tradicionais e garantias de performance;
  • Eventos contratuais e certificadores;
  • Opiniões legais e similares;
  • Consórcio de agentes – Líder;
  • Instrumentos de Longo Prazo;
  • Títulos – Estrutura;
  • Debêntures;
  • Emissão de Ações e ADR’S;
  • Fundos de Investimento e Investidores Institucionais;
  • Contas centralizadoras e pagadoras;
  • Colchão de Liquidez;
  • Solução de Conflitos;
  • Estruturador – Financial Advisor;
  • Alavancagem;
  • Operações híbridas;
  • Estudos de casos de projetos de energia tradicional e renovável.

Módulo III – Fontes de Financiamento

  • Custo de Capital da Empresa e a Alavancagem Financeira;
  • Estrutura de Capital;
  • Ciclo de Vida e as fontes de Financiamento: Equity, Debt e Semi-Equity;
  • Equity e Semi-Equity: IPO, Fundo, FIDIC, BNDESPar, etc;
  • Estruturação de Debêntures;
  • Bancos de Desenvolvimento (BNDES, BNB, BASA, BID, IFC, etc).;
    Seguradoras;
  • Palestras: Estruturação de Fundos e outras Fontes de Capitação;
  • Modelagem Financeira;
  • Elaboração do Fluxo de Caixa do Acionista;
  • Fluxo de Caixa da Empresa.

APOIO

LOCALIZAÇÃO Localização no Google Maps

On-line

INVESTIMENTO

PAGAMENTO EM 3 VEZES SEM JUROS DE R$126,66 NO CARTÃO DE CRÉDITO. UTILIZE A OPÇÃO PAGSEGURO.

Integral: R$ 380,00

FOA - Funcionários de Organizações Associadas ao IBEF: R$ 285,00

Associados ao IBEF: R$ 190,00

O investimento inclui: Certificado e material didático digital.

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

IBEF Rio de Janeiro

POLÍTICA DE PAGAMENTO, CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  • Pagamento

O IBEF Rio de Janeiro comunica aos participantes de suas atividades que os pagamentos podem ser realizados da seguinte forma:

Pessoa Jurídica: faturamos para até 30 dias emitindo boleto e NF.

Pessoa Física: em espécie (moeda R$) em nossa Secretaria; PIX; transferência bancária; cartão de crédito ou débito pelo PagSeguro em nosso site (não dispomos de máquina física em nossa Sede); boleto à vista; cheque em até 3 vezes, sendo o primeiro cheque descontado em no máximo, 5 (cinco dias) úteis antes da realização do evento e os demais cheques para 30 e 60 dias.

O prazo máximo de 5 dias úteis antes da realização do evento deverá ser respeitado para todas as modalidades de pagamento, excluindo somente o pagamento on-line através do PagSeguro. A partir deste prazo não podemos garantir a confirmação de inscrição devido ao limite de participantes de cada evento.

Dados IBEF

PIX: 34.163.329/0001-95

Favorecido: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Rio de Janeiro
CNPJ: 34.163.329/0001-95 – I.M: 00.308.927
Itaú: Nº Banco: 341 – Agência: 8548 – C/C: 25781-8
Banco do Brasil: Nº Banco: 001 – Agência: 183-X – C/C: 420085-3
Bradesco: Nº Banco: 237 – Agência: 3122-4 – C/C 082339-2

Observações

O IBEF Rio de Janeiro somente se comunica com seus clientes através de seus canais oficiais, seja por e-mail, com o domínio @ibefrio.org.br, ou pelos números de Whatsapp: (21) 96925-0202 / (21) 96740-6784 / (21) 97145-1798.

É indispensável o envio do comprovante de depósito via e-mail para reservas@ibefrio.org.br e financas@ibefrio.org.br, constando nome completo e o respectivo curso/palestra que se refere a fim de identificarmos o pagamento e confirmarmos a inscrição. O prazo de 5 dias úteis anteriores à realização do evento também deverá ser respeitado para o envio da comprovação de pagamento.

Nota fiscal deverá ser solicitada via e-mail para financas@ibefrio.org.br

  • Confirmação de Inscrição

A confirmação do evento acontecerá via e-mail quando o número mínimo de inscrições estiver confirmado para viabilizar a sua realização. O prazo para a confirmação será em 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) antes da realização do evento.

Ressaltamos que a inscrição do participante só é efetivada após a confirmação da identificação do pagamento.

  • Cancelamento

 Para solicitar cancelamento de inscrição em eventos, favor enviar e-mail para reservas@ibefrio.org.br com no mínimo 72 horas úteis de antecedência, indicando a sua preferência por reembolso ou crédito.

Caso este prazo não seja respeitado, o IBEF Rio de Janeiro não possuí nenhuma obrigação de devolução do valor pago, seja este integral ou parcial. Em adição, se o valor estiver sendo parcelado, cabe ao participante honrar com as demais parcelas, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. Quando uma inscrição for solicitada e não for cancelada com 72 horas de antecedência e o pagamento (integral ou parcial) não for identificado, será cobrado o valor de R$ 70,00 referente aos custos de impressão do material didático, certificado, placas e outras providências necessárias para receber o participante no referido curso/palestra/evento.

Exemplo:

Se o evento estiver marcado para uma segunda-feira, a solicitação de cancelamento deverá ser formalizada, impreterivelmente, na quarta-feira da semana anterior à sua realização. Após este prazo, o participante perde o seu direito ao reembolso ou crédito.

Em caso de cancelamento do evento, os inscritos serão avisados com antecedência mínima de 24 horas (formato online) e 72 horas (formato presencial) úteis antes da realização. A exceção deste prazo será apenas por motivos de força maior.

  • Reembolso ou Crédito

Em caso de cancelamento da inscrição pelo participante em até 72 horas antes da realização do evento temos duas formas de devolução dos valores pagos: por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após a solicitação ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Para participantes que realizaram o pagamento pelo PagSeguro verificar os procedimentos de cancelamento no próprio site.

Em caso de cancelamento do evento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido integralmente por depósito na conta corrente do favorecido em até cinco dias úteis após o cancelamento ou por meio de crédito por até 06 (seis) meses para utilização em nossas atividades. Porém, não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa, desta forma sempre orientamos os participantes aguardarem o recebimento da confirmação do evento por e-mail.

  • Informações

Todos os nossos cursos possuem certificado. Caso alguma Palestra não contenha a informação de que o certificado está incluído e necessite ou deseje a comprovação de presença, favor solicitar via e-mail para reservas@ibefrio.org.br.

  • Política de Privacidade

Ao confirmar a sua inscrição nos cursos, palestras e eventos, os participantes e instrutores/palestrantes, autorizam a utilização da sua imagem e também do seu nome nas mídias sociais, impressas e digitais, veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Esta autorização é concedida a título gratuito, abrangendo todo território nacional e o exterior, em todas as suas modalidades, pelo prazo de 5 (cinco) anos, independentemente do número de utilizações. Consequentemente, os participantes e instrutores/palestrantes, concordam ser identificados pelo nome, sem título de direitos conexos à sua imagem.

Ao confirmar sua inscrição e/ou participação nas atividades do IBEF, os instrutores/palestrantes e participantes autorizam a utilização de seus dados pessoais e profissionais como por exemplo, e-mail e telefone celular para o envio de comunicados de nossas atividades e o seu compartilhamento somente com empresas associadas a esta Instituição, patrocinadores e/ou parceiras, inclusive para fins promocionais, comerciais e de marketing. A nossa política de uso de dados do IBEF Rio de Janeiro está de acordo com Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018). Para solicitações de exclusão de dados ou descadastro de e-mail de nosso sistema, encaminhar e-mail para administracao@ibefrio.org.br com cópia para marketing@ibefrio.org.br.

Caso o palestrante/instrutor/participante não deseje ou não possa autorizar o uso da sua imagem ou de seus dados, solicitamos que avise à equipe do IBEF-Rio.

Para solicitar este tema exclusivamente para a sua empresa na modalidade “In Company” clique aqui.

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